sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Exposição Olhar com outro Olhar

Disponível em http://youtu.be/jfx1sagH0rw

O Museu do Futebol apresenta uma exposição que vai aproximar as diferenças. Mostra que cegos, surdos ou cadeirantes tem um mundo próprio de percepções e sensibilidades. Revela a nós -- que vemos, ouvimos ou caminhamos em nossas próprias pernas -- o quanto vale a pena conhecer o universo daqueles que, apesar ou sobretudo por suas deficiências, são capazes de superar obstáculos e construir um mundo de conhecimento e possibilidades.
Uma fotografia de um jogo de futebol é apresentada por meio de cinco recursos sensoriais -- braile, relevo, alto-contraste, maquete tátil e áudio descrição. O visitante utiliza mãos e ouvidos para entender o conteúdo e o significado da imagem. No chão, um piso tátil conduz os passos dos visitantes e um audioguia também sinaliza o trajeto. "A exposição propõe aproximar as diferenças. Vai mostrar que cegos, surdos ou pessoas com mobilidade reduzida têm um mundo próprio de percepções e sensibilidades. Vale a pena alargar nossos próprios sentidos e experiências de mundo", conta Leonel Kaz, curador da exposição.

Em "Olhar com Outro Olhar", você também vai conhecer mais sobre o futebol de 5, esporte praticado pelas pessoas com deficiência visual e em que o Brasil também coleciona títulos! Duas dessas conquistas -- a Paraolímpiada de Atenas (2004) e Pequim (2008) -- estarão representadas por duas medalhas de ouro cedidas pelo craque da modalidade, Mizael Conrado, especialmente para a exposição.
Convidamos você, visitante, a olhar com as suas mãos e ouvidos. A percorrer a exposição experimentando as suas percepções táteis e auditivas. A mergulhar, junto conosco, em ricas e variadas formas de perceber o mundo. * Ficha Técnica

Curadoria: Leonel Kaz e equipe de conteúdo do Museu do Futebol
Consultoria em Acessibilidade Sensorial e Ação Educativa Inclusiva: Amanda Tojal
Expografia, Comunicação Visual e Montagem: Arquiprom
Fotografia: Alexandre Battibugli
Artista convidado Paulo Climachauska
Maquete tridimensional Dayse Tarricone
Maquete em resina acrílica, poliestireno e borracha de E.V.A. Alfonso Ballestero Réplica das medalhas Empório dos Metais
Elaboração de roteiro para audiodescrição Lívia Motta
Gravação Iguale
Vídeo Futebol de 5 Zuper Filmes
Intérprete de LIBRAS Linete Tretele
Imagens do Futebol de Cinco gentilmente cedidas pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro
Vídeo Experiência Sensorial
Trilha Sonora RL Mix
Fotos Pablo de Sousa
Imagens e áudio captados no jogo de Futebol de 5 do time da APADV, São Bernardo do Campo, 21 de maio de 2011.
Utilizamos os projetores EPSON PowerLite 450Wi
Pesquisa e textos
Amanda Tojal, Benilton Bezerra e equipe de pesquisa do Museu do Futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário